Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Documentos Institucionais

No ano de 1963 a Assembleia Distrital do Porto, representada pelo seu Presidente, solicitou à Congregação de Nª. Srª da Caridade do Bom Pastor, na pessoa de Maria Luísa Canavarro, que viesse assumir as obras sociais, "Abrigo Maternal Dr. Espregueira Mendes" e "Abrigo Infantil Dr. Corte Real", onde coexistiam as valências de crianças em risco e mães com seus filhos, continuando a gestão financeira a cargo da Assembleia Distrital do Porto.

Posteriormente, surgiu a necessidade de criar habitação própria para as adolescentes e jovens mães com seus filhos, o que levou a Assembleia Distrital do Porto a mandar construir um edifício com tal objetivo.

Em 1986, a Assembleia Distrital do Porto, representada pelo seu Presidente Eng.º Carlos Rogério Pereira de Brito, propôs à Congregação do Bom Pastor, que assumisse também a gestão financeira da obra.

Nasceu, assim, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com o registo nº. 46/88 do livro das Fundações de solidariedade Social, de estatutos próprios, canonicamente erecta a 12 de Abril de 1989, considerando-se efectuado o seu registo definitivo a 16 de Junho de 1989, apenas com a valência de adolescentes e jovens grávidas ou mães com filhos.

Passou a denominar-se Lar Luísa Canavarro e tem a sua sede na Rua de S. Brás, nº 293, Porto.

Missão:

- Instituição educativa que acolhe e partilha o carisma do amor misericordioso de Jesus Bom Pastor.

- Promoção de uma educação integral centrada na pessoa e em todas as suas dimensões, através dos princípios pedagógicos de Maria Eufrásia, direcionada para adolescentes e jovens grávidas ou mães com os seus filhos em situação de extrema vulnerabilidade.

 

Visão:

- Reconhecimento de uma comunidade de inserção educativa de excelência, capaz de defender a vida.

- Aumentar o laço mãe/filho e destes com a família, fortalecendo as capacidades materno-infantis, o sonho e a luta pela integração e autonomia em sociedade.

- Desenvolvimento de trabalho em rede e parcerias, assim como a preservação das instalações para uma melhor qualidade.

 

Valores:

- Respeito pela dignidade de cada pessoa

- Valorização da maternidade e da vida

- Verdade | Confiança

- Perseverança | Solidariedade

- Valores éticos e cristãos

- Pedagogia do otimismo de Maria Eufrásia

- Bondade | Firmeza

- Reconciliação | Perdão

# Ficheiro Data de Upload
1 Estatutos 2016-07-26
2 Relatório e Conta do Exercício de 2015 2016-07-26
3 Programa de Ação e Orçamento de 2016 2016-07-26
4 Orçamento de 2017 2016-12-30
5 Peças Finais 2016 2017-05-10