História
Resenha Histórica
No ano de 1963, a Assembleia Distrital do Porto, representada pelo seu Presidente, solicitou à Congregação de Nª. Srª da Caridade do Bom Pastor, na pessoa de Maria Luísa Canavarro, que viesse assumir as obras sociais “Abrigo Maternal Dr. João Espregueira Mendes” e “Abrigo Infantil Dr. Corte Real”, onde coexistiam as valências de crianças em risco e mães com seus filhos, continuando a gestão financeira a cargo da Assembleia Distrital do Porto.
A 28 de Dezembro de 1963, a Congregação assumiu a sua nova missão, continuando a gestão financeira a cargo da Assembleia Distrital.

Em 1986, a Assembleia Distrital do Porto, representada pelo seu Presidente Eng.º Carlos Rogério Pereira de Brito, propôs à Congregação do Bom Pastor, que assumisse também a gestão financeira da obra.
A 30/06/1986, foi celebrado o Acordo de Gestão e de Cooperação entre a Assembleia Distrital do Porto, o Centro Regional de Segurança Social do Porto e a Congregação do Bom Pastor, entrando em vigor a partir de 01 de Julho de 1986, mantendo-se a Assembleia Distrital do Porto, proprietária do Imóvel.
A 30/10/1986, na reunião da Assembleia Distrital na (ACTAn.º 48) foram aprovados os acordos.

Surgiu assim uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com o registo nº. 46/88 do livro das Fundações de Solidariedade Social, de estatutos próprios, canonicamente ereta a 12 de Abril de 1989, considerando-se efetuado o seu registo definitivo a 16 de Junho de 1989, apenas com a Resposta Social de adolescentes e jovens grávidas ou mães com filhos. Passou a denominar-se Lar Luísa Canavarro e tem a sua sede na Rua de S. Brás, nº 293, Porto.
Aquando da extinção da Assembleia Distrital do Porto, a propriedade do prédio sito à Rua de São Brás, 293, transferiu-se para o Município do Porto, conforme o Despacho 2386/2015 publicado no Diário da República n. 47/2015 de 9 de março (cito).
Desde o dia 01 de agosto de 2015, com a extinção da Junta Distrital do Porto, a propriedade do edifício passou para a Camara Municipal do Porto.