Onde existe Amor, mora o Afecto!
Chegam tímidas, de lágrimas nos olhos, de coração apertado e de gestos escondidos. As mãos tremulas deixam adivinhar que o desconhecido as assusta e angustia. Entram num corredor de azulejos azuis e brancos, ao fundo estão abraços e sorrisos à sua espera, carregados de testemunhos de esperança e perseverança. Neste momento, dão o primeiro passo rumo a um futuro desafiante. De imediato, tornam-se parte integrante de uma Missão!
Uma Missão repleta de desafios e de expectativas. Doar amor, sorrisos, carinho e afeto. Transmitir esperança e acreditar nas capacidades intrínsecas de cada jovem é a nossa bússola. Com toda a nossa experiência e perspetiva tentamos confortar mentes inquietas e corações sofridos.
A Comunidade de Inserção Luísa Canavarro, transforma-se numa“uma escola de mães”, é assim que a designamos, que a sentimos e que a vemos… transforma os dias e a vida destas jovens que avidamente procuram ajuda para conseguirem ser mães. Aqui as jovens aprendem a cuidar dos seus bebés, a dar-lhes colo e mimo (que muitas vezes não tiveram), e aprendem que a maternidade é um vinculo permanente e efetivo. Além disso, complementam esta aprendizagem com a sua formação aos vários níveis: pessoal, escolar, profissional. Nutrem-se diariamente de afeto, de carinho e experienciam momentos de afeição permanente que estruturam os seus comportamentos e atitudes. Assim que são atingidos os nossos objetivos enquanto “escola de mães” transformamo-nos, de imediato, na “casa dos avós”, já que connosco é estabelecida uma relação de proximidade e de apoio. A formação dá agora lugar ao acompanhamento, quando as jovens conseguem a sua tão desejada autonomia. Neste momento, permitimos que as suas vidas autónomas possam ser mais equilibradas e felizes. Além de todo o apoio, constituimo-nos como uma retaguarda segura e consistente para que a estabilidade possa ser uma constante.
Após todos estes anos de experiências e histórias de vida, de lágrimas partilhadas, sorrisos divididos e de abraços comovidos, considero que toda a equipa se tornou mais enriquecida, mais consciente e mais atenta. Passamos a valorizar os pequenos pormenores fruto de uma convivência estreita com jovens desprotegidas e carentes, a vários níveis… todos os sorrisos são de extrema importância e todas as nossas palavras tentam afagar os seus corações muita vezes em sobressalto. Compreendemos de forma clara e inequívoca o significado da mensagem de Santa Maria Eufrásia: “Uma pessoa vale mais que o mundo”.
Para o futuro desejamos continuar ser a âncora de todas as jovens que connosco partilham os seus dias. As boas práticas vão continuar a ser a nossa estrela guia, para que trabalhemos em união, como um todo, e não apenas como a soma das partes, no apoio e no crescimento das jovens. Às nossas meninas e bebés/crianças, desejamos que todo o seu percurso seja de muito afeto, estabilidade, equilíbrio, e de muitos sorrisos, porque afinal continuamos e continuaremos a ser o colo da família que não têm, ou que se demite do seu papel.
Um abraço forte e sentido muito especial ao ISCAP e aos seus representantes e a toda a comunidade que nos escolheu para nos ajudar a ajudar!
Daniela Maia – Diretora Técnica da Comunidade de Inserção Luísa Canavarro